quarta-feira, 26 de junho de 2013

medo cénico

Na sexta-feira passada jantámos com uma das pessoas que mais percebe de futebol em Portugal, um conhecido técnico, especialista em formação e observação de jogadores.


Falámos sobre os mais diversos assuntos e sobre muita coisa interessante. Discutimos futebol tal e qual como é e, sobretudo, abordámos temas transversais a todos os clubes.


De toda a conversa só fiquei com uma mágoa: confirmei que todo o mundo do futebol sabe que o Benfica só renovou com Jesus porque o nosso Presidente tinha medo que a criatura fosse para os tripeiros.


Este medo está além do admissível e é, sublinho de novo, conhecido por todo o futebol português.


Vieira não sabe disso, porque não tem formação na área, mas o exercício do poder, através do líder, não admite manifestações públicas de medo.


Se Vieira, o líder, tem medo, como podem os jogadores serem acusados de medo cénico?


Tenho dito e escrito, já demasiadas vezes, que um dos grandes problemas do Benfica é não ter um único dirigente, um único funcionário, que saiba de Ciência Política e que perceba como se exerce o poder (já nem vou falar da necessidade de perceberem a lógica da razão de estado e de estudarem Nicolau Maquiavel, que para o perceberem não basta ter o tumulo na Basilica de Santa Cruz, em Florença...). Pelo contrário, tem uma série de zelosos funcionários do seu líder, que rodopiam consoante os seus humores.


Em suma, Vieira está refém dos seus medos e o Benfica dos pesadelos de Vieira. E isto é uma porra!



 

1 comentário:

  1. Vieira está-se a cagar...renovou com JJ pq teve medo que ele fosse para o fcp, é verdade. Vieira sabe que JJ é capaz de manter a equipa ali, pertinho de vencer, e isso chega, como se prova facilmente, para manter a maioria dos benfiquistas controlada. O depois perder no fim são peanuts para Vieira. O que importa é que se mantenha a viajar para o Brasil de vez em quando...

    ResponderEliminar