quinta-feira, 5 de abril de 2012

Jorge Jesus

Os meus amigos sabem que, quando lhes disse, informado pelo manini, ainda a época de Quique ia a meio, que Jesus seria o próximo treinador do Benfica, a fúria que tinha era grande: sempre achei que Jesus não tinha perfil para ser treinador do Benfica, por tudo.

O sempre foi brincadeira. 

Hoje sei que estava errado e que falhei, ao longo do tempo, por analisar a "coisa" de um ponto de vista meramente emocional.

Jesus, quem sabe por ter nascido adepto do segundo maior clube nacional, o clube do "anti", conhece o Benfica, sabe o poder do Benfica e, acima de tudo, gere o futebol do Benfica à maneira do Benfica: com garra.

Hoje por hoje, Jesus talvez seja o único treinador da Europa a manter na rota do título nacional uma equipa que começou a jogar a sério a 27 de Julho... a 27 de Julho... e fá-lo porque, acima de tudo, percebe que a intuição que carrega é correcta: o Benfica joga para ganhar, o Benfica joga à Benfica!


Os adeptos do Benfica, sobretudo eu, precisam de perceber que Jorge Jesus não é só mais um treinador: é um treinador que elevou a nossa exigência.

Irrita ter perdido em Guimarães, ter empatado em Coimbra e ter desperdiçado uma vantagem que nos levaria ao título - que será nosso! - sem sobressaltos. É verdade. Mas irritava-me mais o que tinha antes de Jesus...

Querem uma media profiláctica?

O anúncio da renovação...

6 comentários:

  1. Haja fezada...
    Eu não tenho nenhuma...

    ResponderEliminar
  2. Também torci o nariz com a vinda de JJ para o Benfica. Tive a mesma opinião que tu.
    Antes dele, muitos treinadores fracos se viram por aqui.
    Mas, para Jorge Jesus ser melhor como treinador do Benfica, tem de haver alguém que seja um bom gestor profissional do futebol do nosso clube. Que imponha as regras. E por lá, não mora ninguém. Ou se mora, não o deixam. Jorge Jesus tem de se limitar a treinar. Não é ver às 3 e 4 da manha jogos do Brazil e Argentina, e depois vê-se as belas merdas e as quantidades de dinheiros que gastamos em trutas.
    Este é o ponto mais fraco da estrutura do Benfica.

    ResponderEliminar
  3. Jesus é uma besta carregada de soberba que não evolui, não aprende.
    Jesus vai continuar a ser o grande responsável por não ganharmos mais nada, a não ser, talvez, Taças da Liga.

    O que tínhamos antes, é incomparável.
    Há muito não tínhamos planteis assim, como Jesus tem tido. E para os quais tem provado cabalmente não ter unhas.
    Além de que os desequilíbrios que temos são, principalmente, fruto da sua burrice e teimosia.

    E Nem vou falar da diferença, tão grande, de um brasileiro para um espanhol. É doloroso demais.

    Jesus no Benfica, não ganha mais merda nenhuma de jeito. E mesmo que ganhe este campeonato, o que duvido seriamente, é mais por (ainda maior) incompetência dos outros.

    ResponderEliminar
  4. Por acaso penso de maneira completamente contrária. Fiquei extremamente satisfeito com a contratação do JJ. Essencialmente porque é um treinador de ataque, porque pensa em vencer marcando muitos golos, porque gosta da vertigem do jogo "artístico".

    Adorei a sua primeira época, o Benfica jogava um futebol verdadeiramente fabuloso. Ainda por cima, se for comparado com a época anterior do quique.. no fundo nem dá para tentar comparar.
    Mas já nessa altura fiquei com a pulga atrás da orelha, devido ao final de época desgarrado que tivemos, com muitos jogadores "espremidos até ao tutano", com pouca ou nenhuma rotação. E pior, com o início das suas já famosas invenções (vide David Luiz a LE em Liverpool)..

    No segundo ano, tudo correu mal. E correu dessa forma, muito por culpa do treinador! Porque teve péssimas escolhas, porque iniciou a época de uma forma tão sobranceira que nos fez perder o campeonato ainda antes de o seu inicio.
    Depois, a meio da época houve uma fase em que a equipa recuperou mas, mais uma vez, acabou por ceder no final (no 1º ano não cedeu mas quase).

    Este ano as coisas melhoraram significativamente. Muito por culpa de uma coisa que me pareceu evidente, e que foi: “O JJ aprendeu”. A equipa finalmente conseguia ser cerebral, ou seja, apesar de as exibições não serem tão vertiginosas e belas como no 1º ano, a equipa ganhava e conseguia demonstrar alguma segurança, mantendo um ritmo de jogo mais baixo, acelerando só quando fosse estritamente preciso.
    Desta forma, conseguimos ter uma prestação muito positiva na Liga dos Campeões, e tivemos o campeonato ganho. E é quando temos tudo praticamente assegurado, que entra mais uma vez o modo “louco” do JJ. A equipa vai abaixo fisicamente, pouca ou nenhuma rotatividade, substituições completamente incompreensíveis (f.c.porcos), escolhas tácticas suicidas (vide Guimarães), etc etc.
    Apesar de termos um plantel recheado de bons jogadores, inclusive, permitindo fazer uma rotação de alguns elementos nucleares (apesar da incrível pecha que existe para DD, já que não há ninguém que possa substituir Maxi, e daquilo que se passa no LE….)

    Continua (...)

    ResponderEliminar
  5. Continuação (...)

    Estas três épocas o que nos mostraram? Que temos em jj um bom treinador, um péssimo gestor humano, e para cúmulo dos cúmulos, um treinador arrogante, vaidoso e teimoso.
    No futebol costuma-se dizer que “mais vale morrer com as nossas ideias, do que com as ideias dos outros”. JJ parece seguir isso à regra, mas sem se aperceber que a frase diz “morrer”… É bom treinador mas a sua arrogância de ser um “mestre da táctica” faz com que fique cego com as suas próprias capacidades (e que, reconheço, são muitas). Tal como o ano passado com o Roberto, este ano com o Emerson, o jj acha que faz de um cepo um craque (Coentrões não há muitos!!!!!!!), e não admite que pensem o contrário. Por isso há-de insistir com ele até ao fim. Nem que isso o condene. O Capdevilla está longe de ser o jogador que já foi, e de ser um craque, mas como se tem visto (à força, diga-se!!) é muito mais competente que o infeliz brasileiro. Emerson tem sido a vitima, este ano, da nula capacidade de jj em lidar com activos humanos.

    Enfim, poderia apontar inúmeros erros de gestão, táctica e de recursos, ao jj mas não vale a pena. Dizem que não podemos tirar conclusões precipitadas, que não podemos andar ao sabor do vento. Mas nós somos adeptos, amantes, do Benfica. Claro que andamos ao sabor dos resultados, é isso que nos interessa. Temos de ser gratos às pessoas que nos ajudam, e o jj já nos ajudou bastante. Mas isso não quer dizer que temos de ser complacentes com tudo, a toda a hora. Perder este campeonato para um braga, ou para o f.c.porco “treinado” por V.Pereira(?!?!?!) é demasiado mau!!

    Concluindo, há que agradecer tudo aquilo que nos deu (futebol de ataque, personalidade, golos, espectáculo, o campeonato de 2010) mas temos de ser verdadeiros e exigentes ao mesmo tempo. Para mim é simples (correndo o risco de ser esta uma conclusão precipitada, injusta e redutora): o Benfica ganha o campeonato, jj fica, se o Benfica não for campeão, é agradecer ao treinador os serviços prestados, e mandá-lo à sua vida.

    E viva o Benfica!!

    ResponderEliminar